10 jogos divertido para joga em família
1. Ubongo
O jogo é para duas a quatro pessoas e leva de 20 a 30 minutos. Ubongo é um jogo abstrato, baseado numa variação do pentaminos. Ubongo é um bom jogo para a família porque sua mecânica diverte tanto crianças quanto adultos. Suas regras são explicadas em poucas sentenças.
Cada jogador recebe um tabuleiro e 12 peças, cada uma delas num formato diferente. Então um dos jogadores joga o dado e vira a ampulheta. Que peças terão de ser colocadas no tabuleiro de cada jogador é determinado pelo resultado do dado.
Daí, cada jogador tenta colocar as peças em seu tabuleiro de modo a resolver o quebra-cabeça o mais rápido possível. O primeiro a terminar grita Ubongo! Ele pode mover seu peão no tabuleiro geral e pegar duas joias. Enquanto isso, os outros jogadores continuam tentando montar seus quebra-cabeças enquanto houver areia na ampulheta.
Eles também poderão mover seus peões e recolher joias. O jogador que conseguir mais joias de uma só cor será o vencedor. E nem sempre ele será o mais rápido. Para a partir de 7 anos.
2. Fantasma Blitz
Balduin, o fantasma da casa, encontrou uma câmera velha no porão do castelo. Imediatamente ele fotografou tudo o que gosta de fazer desaparecer quando está assombrando – incluindo ele próprio, é claro. Este é o Fantasma Blitz.
Infelizmente, a câmera encantada tira muitas fotos com as cores erradas. Às vezes a garrafa verde é branca; outras vezes, é azul. Olhando para as fotos, Balduin realmente não lembra mais o que queria fazer.
Você pode ajudá-lo a achar o item certo, ou até mesmo fazê-lo desaparecer por si mesmo? Se você pegar os itens certos rapidamente, tem uma boa chance de ganhar! Para a partir de 6 anos.
3. Animal Upon Animal
Sim, há jogos de tabuleiro modernos para os pequenos também. Este jogo, Animal Upon Animal é extremamente simples, e muito divertido: cada jogador deve empilhar seu próprio conjunto de animais de madeira – quem conseguir se livrar de todas as peças primeiro ganha.
Um dado acrescenta variação à jogada: colocação de um animal ou dois, pedido para outro jogador colocar o animal (correndo o risco dele derrubar e ficar para trás), indicação de qual animal empilhar feita pelos outros jogadores, aumento da “base” (que é o jacaré).
Indicado para a partir de 4 anos
4. Dr. Eureka
Para a partir de 5 anos. Este é um dos novos que temos em casa e foi um sucesso com todo mundo. No Dr. Eureka, os participantes precisam recriar as fórmulas apresentadas num cartão. Para isso, coloca-se bolinhas coloridas em tubos de ensaio. Mas não pode tocas nas bolinhas com as mãos.
A troca e organização das bolinhas nos tubos precisa ser feita passando-as de um tubo para outro, até chegar na combinação certa.
5. Baduk (ou Go)
Com peças pretas e brancas, dois jogadores devem usar a estratégia para ser o vencedor. Go é muito popular na Ásia, mas há a Associação Brasileira de GO (ABRAGO), que visa difundir a cultura do jogo no Brasil, por meio de cursos, clubes e campeonatos.
Idade recomendada: a partir de 5 anos
6. Dixit
Dixit é outro jogo de enigmas, mas que insere um método narrativo extremamente interessante. Conte uma história, canta uma música, recite um poema, qualquer coisa que represente a carta em sua mão, que fica secreta.
Os outros jogadores da mesa precisam misturar cartas com a escolhida pelo narrador e tentar adivinhar, posteriormente, qual é a correta. Além de tudo, Dixit se destaca pela arte. Acima de 8 anos.
7. Dobble
Olha, preciso confessar. Eu ganhei uma amostra do Dobble há dois anos em uma feira de brinquedos. Mas meus filhos na época usaram como outra coisa. Mas recuperei o jogo e foi muito divertido aqui em casa. Em Dobble você testa sua velocidade e observação.
Encontre os símbolos compatíveis com o que é pedido nas cartas e colete-as antes de todo mundo. As regras são simples a ponto de serem explicadas em menos de um minuto.
Além de tudo, Dobble vem em uma caixa bem pequena, que cabe no bolso. Olha, se os adultos tiverem paciência, a partir de 5 anos dá para jogar, com versões simples da regra.
8. Ticket to Ride
Ticket to Ride é uma aventura de trem cruzando um país.
Neste jogo de tabuleiro, os jogadores coletam cartas com vários tipos de vagões que permitem a conquista de rotas de trem conectando cidades nos Estados Unidos da América.
Quanto maior a rota, mais pontos são conquistados. Pontos adicionais são concedidos àqueles que conseguirem completar seus Bilhetes de Destino (conectando duas cidades distantes) e ao jogador que conseguir construir a maior ferrovia contínua.
Para crianças a partir dos 8 ou 9 anos.
9. Catan
Catan é uma ilha deserta que você e os outros jogadores têm de colonizar. A toda hora surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. Em alguns momentos, há madeira em abundância; em outros, minério.
A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. Mas não demora muito e os espaços diminuem – e tem início uma emocionante disputa por terras, matérias-primas e poder.
Acima de 8 anos
10. Concept
Para os mais velhos aqui desta turma, entre 10 e 11 anos, o Concept é uma opção diferente de jogos de tabuleiro porque trabalha com a construção de uma nova linguagem e comunicação. As palavras precisam ser adivinhadas por meio da associação de ícones.
Consequentemente, pontos são distribuídos ao jogador que acertar, assim como ao time que escolheu a expressão ou palavra. O vencedor, no fim do jogo, é aquele com o maior número de pontos.
E aí, o que achou? Eu recebi outras dicas pelo Facebook e vou listá-las, caso você tenha interesse, ok?
Carcassone – já um clássico da Era Moderna dos Jogos de Tabuleiro
Se Vira – joguei já. É bem engraçado e rápido. Para mais de 6 anos
Jogo da Onça – um jogo de origem indígena que achei suuper interessante.
Fila Filó – formigas na teia
Tabuleiro Surdo Sonoro
Dama Chinesa
Mancala
Kingdomínio
Comentários
Postar um comentário