Os benefícios da tangerina.
Devido à aproximação da sonoridade das palavras ‘tangerina’ e ‘sorte’ em mandarim, a tangerina é um símbolo de sorte na China. É, até mesmo, costume dar tangerinas de presente no ano novo chinês, como forma de desejar boa sorte no ano porvir. Porém, a sorte da tangerina se estende além desta tradição chinesa e ela também pode ser encontrada nos elementos nutritivos desta fruta. A seguir veremos todos os principais benefícios da tangerina, explorando para que serve e suas propriedades nutricionais.
Propriedades da tangerina
A tangerina é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. A fruta inteira pode ser aproveitada para melhor utilização de suas propriedades, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes.
Informações Nutricionais | por 100 g |
Energia | 53 calorias |
Carboidratos | 13,3 g |
Açúcar | 10,6 g |
Proteínas | 0,8 g |
Gorduras | 0,3 g |
Fibras | 1,8 g |
Sódio | 2 mg |
Potássio | 166 mg |
Para que serve a tangerina?
Normalmente, a tangerina é consumida por inteiro como sobremesa, porém partes de seu gomo podem ser encontradas em variados doces, e até mesmo no meio de saladas. Com suas folhas é possível fazer chás calmantes, e com sua casca doces e óleos essenciais.
Benefícios da tangerina para a beleza, saúde física e mental
1. Pele mais jovem e saudável
Por ser rica em antioxidantes e possuir por volta de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos, a tangerina pode ser muito benéfica para nossa pele. A vitamina C auxilia o corpo a sintetizar o colágeno, assim ela pode ajudar no tratamento de machucados de pele e isto pode ser feito através de cremes ou óleos essenciais de tangerina, que ainda podem ser usados como antifúngicos e também possuem propriedades antissépticas. Seu óleo pode, até mesmo, ser usado para tratar acne, cicatrizes e na prevenção de estrias.
Além disso, a tangerina é uma grande aliada no combate às rugas e ao processo de envelhecimento da pele, devido aos seus antioxidantes. E isto não precisa ser feito somente no consumo alimentar de tangerinas, é possível, também, aproveitar suas vantagens através de máscaras e cremes; ela pode ser encontrada como componente principal em vários produtos de beleza.
Confira aqui uma receita para uma máscara caseira que ajudará a remover a oleosidade e as bactérias da pele:
Misture uma colher de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa de mel, e o suco de 3 ou 4 gomas de tangerina. Deixe no rosto por 10 ou 15 minutos e enxágue. Simples assim!
2. Cabelos mais fortes, saudáveis e joviais
Para que serve a vitamina B12? Ela está presente na tangerina e ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, ajudando a evitar a queda, e ainda desacelera o processo de branqueamento dos cabelos. Além disso a vitamina A, presente na fruta, quando usada em shampoos e/ou condicionadores, ajuda a balancear o sebo do couro cabeludo e ainda manter a hidratação dos fios, deixando o cabelo com aspecto mais saudável.
Para uma solução mais rápida, é possível também unir o suco de tangerina à óleos essenciais e aplicá-los direto no cabelo e depois enxaguá-los completamente.
3. Perda de peso
Dentre os benefícios da tangerina, destaca-se a ajuda no controle do peso corporal. Em 100g de tangerina pode-se encontrar por volta de 53 calorias, 0.3g de gordura, quase 2g de fibra, 27mg de vitamina C e 37 mg de cálcio. Estas propriedades fazem com que esta seja uma fruta muito encontrada nos cardápios de regimes, pois, por ela ter uma casca dura e mesmo assim ser fácil de descascar, ela é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas como lanche matinal ou vespertino.
A fibra presente na fruta ajuda na perda de peso, pois esta auxilia o nosso corpo a saber que estamos saciados e ajuda a balancear o nível de açúcar no sangue. Suas vitaminas ajudam a inibir a produção de cortisol, hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gorduras. E, finalmente, por ser um alimento com baixo teor de gordura e calorias e altos níveis vitamínicos, a tangerina se torna uma aliada perfeita para dietas balanceadas para perda de peso.
4. Dentes, gengivas e um sorriso mais saudável
A vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo, é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de dentes mais saudáveis, e além disso, pesquisadores da “State University of New York at Buffalo” publicaram uma pesquisa em que dizia que pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, doença que inflama a gengiva, deixando-a mais volumosa e passível a sangramento. Porém, cuidado para não comer muita tangerina, pois por ser uma fruta ácida, ela pode estragar o esmalte dos seus dentes já saudáveis.
5. Aumenta a imunidade
É comumente sabido que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes. Por isso, um dos benefíciosd a tangerina é ter essa capacidade de ser um saboroso remédio natural.
Em dias mais frios, uma boa pedida é fazer o chá da casca da tangerina acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais. Ou com gengibre e alfazema, pois a alfazema ajuda a relaxar os músculos doloridos e o gengibre é um anti-inflamatório natural.
6. Combate a diabete
Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada na tangerina, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.
7. Ajuda os três “C” – Coração, Colesterol e Câncer
O Nobiletin, citado acima, ajuda ainda a nos proteger da aterosclerose, grande causa de enfartos e ataques do coração. Além disso, a tangerina é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.
O Nobletin ainda vai além e também ajuda na prevenção do excesso de gordura no nosso corpo, principalmente no fígado, encorajando nosso organismo a queimar gordura e não produzi-la e nem estocá-la. Desta forma, ele ajuda a baixar o colesterol ruim e ainda promove o bom colesterol. A tangerina é composta também por sinefrina, que ajuda a frear a produção de colesterol no organismo.
Estudos ainda iniciais foram feitos sobre as propriedades anticancerígenas dos bioflavonoides encontrados na tangerina. Foi demonstrado que eles ajudariam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.
8. Auxilia na digestão e combate problemas relacionados ao sistema digestivo
Devido à sua composição nutricional, também podem haver muitos benefícios da tangerina para o seu sistema digestivo, de diversas formas. Por ela ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins também.
Ela contém fibras e antioxidantes, como já citados acima, que restringem a absorção do colesterol pelo fígado, fazendo com que ocorra menos o risco de obesidade e ajude a desintoxicá-lo.
Estudos dizem ainda que suplementos de tangerina ajudam a inibir o crescimento de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que contribui para úlceras pépticas.
Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos, e ainda para mulheres grávidas.
9. Hidratação e melhora do sistema renal
Pela tangerina ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras colaboram para o tratamento de anemias.
10. Benefícios da tangerina para a visão
Com o consumo da tangerina fresca, a vitamina A e C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser a maior causa de perda de visão em idade avançada.
Comentários
Postar um comentário